Asteroides • 1999

fotografias


A série Asteroides é um conjunto de fotografias de seis foto-colagens. As fotografias revelam de maneira clara os procedimentos de corte e agrupamento dos fragmentos fotográficos nas colagens, deixando evidentes a forma e os limites de cada um.

Cada foto-colagem é criada a partir de um registro fotográfico realizado durante uma caminhada de algumas horas por um espaço ao ar livre. A paisagem é fotografada em todas as direções mostrando seus acidentes geográficos, vegetação e o céu. A partir dessas imagens impressas em papel, o trabalho no estúdio foi manipular esses registros na criação de uma outra paisagem. Os elementos e a cor local da paisagem original agora compõem um corpo convexo que flutua no espaço.



"Na série dos Asteroides, a multiplicação de pontos de vista que constrói a nova paisagem, ataca o paradigma perspectivo que rege o modelo fotográfico e a possibilidade de um ponto de vista privilegiado destinado ao espectador; revela, igualmente, uma outra dimensão temporal minando assim a temporalidade que seria própria à fragmentação fotográfica, isto é, o instante, como salto possível para fora do tempo. Enfatiza, por fim, o tempo como elemento irredutível de separação, de corte, entre o signo fotográfico e sua referência." (Glória Ferreira)