Estádios • 2011/2014

A série dos Estádios são maquetes criadas para diferentes jogos de futebol. Cada estádio possui o desenho de campo e regras próprias, embora todas baseadas nas regras do futebol tradicional. Cada modalidade de jogo enfatiza certas características intrínsecas do futebol, como o drible, o conjunto, o equilíbrio, o toque de bola, a rapidez de raciocínio, a precisão dos chutes, etc. O formato dos campos e as regras de cada jogo condicionam os jogadores a privilegiarem uma ou outra dessas características na realização das jogadas.

Ao contrário de um espaço neutro para a audiência, circular ou oval, esses estádios apresentam uma arquitetura que transfere ao público a dinâmica espacial vivenciada pelos jogadores em campo - seus movimentos e bloqueios, a forma do jogo, estão de alguma maneira impregnados na forma das arquibancadas, e a audiência ocupa lugares distintos no ‘espaço do jogo’. Assim, cada objeto arquitetônico está diretamente relacionado a um certo jogo, tornando-se o protagonista de uma sintonia espacial entre o público e o espetáculo.

O campo de jogo no Estádio III possui dois elementos arquitetônicos situados no interior de seu espaço de ação. Durante o jogo, esses elementos são circundados pela ação dos jogadores e agem como obstáculos à visualização plena das jogadas. O futebol jogado neste campo exige uma afinada coordenação espacial e temporal dos movimentos e intenções dos jogadores, disciplina tática e entrosamento precisos.

No Estádio V, o campo de jogo está cercado e repleto de painéis transparentes, formando um labirinto de obstáculos ao movimento, mas não à visão dos jogadores. A numerosa quantidade de bloqueios obriga deslocamentos com mais destreza e agilidade, e menos velocidade. O futebol aqui é um jogo de dribles curtos, decisões rápidas e passes precisos por entre ou sobre os obstáculos.

O jogo no Estádio VI é uma disputa entre três equipes que atuam simultaneamente com uma única bola em jogo. As equipes alternam seus objetivos nos dois tempos da partida. No primeiro, a equipe A ataca a equipe B, que ataca a equipe C, que ataca a equipe A. No segundo, o sentido se inverte. Durante o jogo, cada equipe se relaciona simultaneamente com dois protagonistas diferentes, um que ela deve atacar e outro de quem ela tem que se defender.

No Estádio Aldir Blanc o campo de jogo possui duas áreas planas separadas por uma região onde dois planos curvos se cruzam. O futebol aqui é jogado com duas bolas ao mesmo tempo, uma branca e uma laranja. As duas bolas podem estar nas áreas planas, mas a laranja só pode passar pela curva de cima e a branca pela curva de baixo. As equipes desenvolvem estratégias para separar e coordenar suas ações durante as duas jogadas simultâneas.